Os celulares pré-pagos que não tiverem cadastro atualizado
depois de terem recebido notificação das operadoras terão as linhas bloqueadas
nesta segunda-feira (18).
A medida da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) vale para
consumidores dos estados de Alagoas, Amazonas, Amapá, Bahia, Ceará, Espírito
Santo, Maranhão, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio
Grande do Sul, Rio de Janeiro, Roraima, Sergipe e São Paulo.
Segundo a Anatel, menos de 1% dos 91 milhões de celulares
pré-pagos dessas regiões apresenta alguma pendência cadastral.
Esta é última fase da campanha de comunicação aos
consumidores com cadastros desatualizados, realizada pelas operadoras Algar,
Claro, Oi, Sercomtel, Tim e Vivo, dentro do Projeto Cadastro Pré-Pago,
acompanhado pela Anatel.
O objetivo, segundo a agência, é garantir uma base
cadastral "correta e atualizada", a fim de evitar a ocorrência de
fraudes (linhas associadas indevidamente a CPFs) e, dessa forma, ampliar a
segurança dos consumidores.
Como atualizar o cadastro
Quem tiver a linha pré-paga bloqueada poderá fazer a
atualização dos dados cadastrais junto à sua prestadora por meio dos canais de
atendimento, como call center e espaço reservado ao consumidor na internet.
Nesse contato, devem ser informados o nome completo e o
endereço com o número do CEP. No caso de pessoa física, é necessário o número
do CPF e, para pessoa jurídica, o CNPJ. Também poderão ser solicitadas
informações adicionais de validação do cadastro.
Para garantir que o SMS de solicitação de recadastramento
recebido foi, de fato, encaminhado pela prestadora contratada, o consumidor
pode conferir os números utilizados pelas prestadoras para envio destas
mensagens na página Cadastro Pré-Pago, no portal da Anatel na internet. Por G1
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