Páginas

terça-feira, 3 de dezembro de 2019

Cientistas debatem sobre a hipótese de construção de usina nuclear em Itacuruba


A Academia Pernambucana de Ciências (APC), com o apoio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco (SECTI), promove, na próxima sexta-feira (06.12), no Espaço Ciência, debate sobre os prós e contras da possibilidade de instalação de uma usina nuclear em Itacuruba, no Sertão do Estado.

A iniciativa deve envolver cientistas e técnicos do Estado.

O secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Aluísio Lessa, diz acreditar que o evento é importante para aprofundar a discussão sobre o tema de maneira concreta.

“Os cientistas são profundos conhecedores em condições de dar um contexto mais técnico sobre esta possibilidade. É essencial que a academia esteja envolvida e opine antes de qualquer tomada de decisão por parte do Poder Público”, comentou.

O presidente da APC, José Aleixo, disse que o debate vai oferecer esclarecimento para a população.

“Temos observado os fatos sobre a possibilidade de instalação de uma usina nuclear e é notório que há muita opinião sem conhecimento científico. O debate vem para esclarecer à sociedade pernambucana os pontos positivos e negativos. Os especialistas vão abordar, dentre outras questões, os aspectos tecnológicos, econômicos, ambientais e sociais dos procedimentos que envolvem a construção de uma usina nuclear”, afirma.

As palestras serão encabeçadas pelo professor de Física da UFPE Sérgio Rezende; a professora da UPE Vânia Fialho; o professor aposentado da UFPE Heitor Scalambrini; e o conselheiro da Associação Brasileira para o Desenvolvimento de Atividades Nucleares, Carlos Henrique da Costa Mariz.

O evento ocorre no horário das 9h às 13h e tem entrada franca. Matéria completa no blog de Jamildo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário