sexta-feira, 17 de abril de 2020

Pela 3ª semana consecutiva Pernambuco lidera ranking da transparência sobre o combate à Covid-19


Em mais um estudo liberado pela organização não-governamental Open Knowledge Internacional (OKBR), Pernambuco consolida-se na liderança e pela 3ª semana consecutiva ocupa o primeiro lugar entre os Estados mais transparentes em relação a divulgação das informações sobre a pandemia do novo coronavírus. Em comparação com a pesquisa anterior, Pernambuco subiu de 90 para 95 pontos, índice considerado “alto”, o maior da escala.

O Ceará também ocupa a 1ª posição ao lado de Pernambuco. Em 2º lugar está o Espírito Santo. Os Estados do Maranhão, Paraná e Rio de Janeiro dividem a 3ª colocação.

A terceira avaliação do Índice de Transparência da Covid-19 registrou mais avanços do que retrocessos na divulgação de dados. 71% dos Estados melhoraram o desempenho, 21% mantiveram a pontuação anterior e os demais caíram no ranking. Dentre as principais mudanças que alavancaram as melhorias na transparência estão a criação de painéis de visualização de dados e a disponibilização das bases em formato aberto.

Apenas dois Estados caíram na terceira avaliação do Índice de Transparência da Covid-19: São Paulo e Tocantins. No primeiro caso, a administração deixou de publicar o boletim epidemiológico detalhado, que foi um dos principais fatores a influenciar a subida no ranking na avaliação anterior. Já Tocantins deixou de publicar informações sobre quantidades de testes aplicados, conforme tinha feito em boletins anteriores.

OKBR - Também conhecida como Rede pelo Conhecimento Livre, a OKBR é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos e apartidária, atuando no Brasil desde 2013. Desenvolve e incentiva o uso de tecnologias cívicas e de dados abertos, realiza análises de políticas públicas e promove o conhecimento livre para tornar a relação entre governo e sociedade mais transparente e participativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário