Milhões de desempregados no país que é o segundo colocado mundial em mortes pela Covid-19. Famílias destroçadas pela perda de um ente querido ou desesperadas em conseguir uma oportunidade que lhes permita colocarem um prato de arroz e feijão na mesa. Com o auxílio emergencial, por conta do coronavírus, é natural que qualquer informativo da Caixa Econômica Federal desperte atenção e é muito triste que o oportunismo dos golpistas seja pandêmico também.
Você não quer correr o risco de perder seu acesso ao site e ao aplicativo da Caixa neste momento tão complicado.
Ao receber um e-mail convincente, um lembrete
de segurança com o logo do banco, muitos usuários não pensam duas vezes e
clicam nos links. Ao fazê-lo, tornam-se vítimas de um golpe muito comum
na Internet, o phishing, um truque para obter dados pessoais e
sigilosos dos usuários.
Instituições bancárias, plataformas de streaming,
empresas de tv a cabo e telefonia celular, entre outras organizações de
confiança, têm suas marcas e logos utilizados inadvertidamente.
Como os e-mails são disparados para milhões de
usuários, muitas vezes quem os recebe sequer é cliente da marca utilizada pelos
golpistas, o que evidencia o golpe. Mas vamos fazer um exercício juntos: você é
cliente de uma destas empresas? Itaú, Banco do Brasil, Bradesco, Caixa
Econômica Federal, Santander, Claro, Oi, Tim, Vivo, Net, Sky, Netflix,
Globoplay, MercadoPago e PagSeguro? Utiliza Facebook, Instagram ou WhatsApp?
Você deve ter respondido que sim para pelo menos três
destas empresas. Provavelmente mais. E esta é a estratégia dos golpistas,
utilizar marcas com muitos clientes e, assim, conseguirem mais vítimas.
O que fazer? Não clicar nestes links em
hipótese alguma.
Os criminosos são tão ardilosos que eles deixam mais uma
pegadinha nas mensagens. "Se não quer mais receber e-mails, clique
aqui". Só que este link também é fraudulento e o fará cair no
golpe.
Na dúvida, entre em contato com a empresa e pergunte se,
de fato, há alguma pendência ou informação que precise ser atualizada.
Aproveite e denuncie o e-mail que você recebeu para que a área
de compliance da empresa tome providências, emita alertas e ajude a
evitar que mais pessoas caiam no golpe.
Espero ter ajudado e até a próxima. Por Flávio Tasinaffo/Uol
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