Usuários do aplicativo Caixa Tem, utilizado pela Caixa Econômica Federal (CEF) para o pagamento do auxílio emergencial e do FGTS emergencial relatam erros na ferramenta nesta segunda-feira (6).
Alguns beneficiários reclamam que estão com os
"dados em avaliação" e não conseguem acessar o dinheiro. Outro
problema é a dificuldade para efetuar o pagamento de boletos. Além disto, ao
tentar realizar operações, aparece a mensagem "tente novamente mais tarde"
ou o "erro 403".
Outra queixa é a espera na fila virtual, que chega a mais
de uma hora. Para algumas operações, o sistema também informa que o atendimento
é feito das 7h às 21h, mesmo se o usuário estiver dentro deste horário.
Desde a semana passada, as pessoas que utilizam o Caixa
Tem relatam problemas na ferramenta. Na ocasião, o vice-presidente de
tecnologia da Caixa Econômica Federal, Cláudio Salituro, revelou que o acúmulo na atualização da base de dados,
realizada no início de cada mês, provocou os problemas no aplicativo.
"Nesse fim de mês, tivemos uma [atualização] mensal
muito grande por causa do processamento das folhas de pagamento de governo, do
setor privado e de todas as bases de dados que precisam ser atualizadas a cada
mês. Quando esse fenômeno acontece no meio de uma semana, não temos o que a
gente chama de reação do fim de semana para o processamento. Então existe um
consumo excessivo de dados e de equipamentos", afirmou, na última
quinta-feira (2).
Caixa dá orientações
Através de nota, a Caixa informou que o aplicativo Caixa
Tem está disponível durante 24 horas, nos sete dias da semana. Contudo, diz a
nota, "devido ao alto volume de acessos, pode apresentar intermitência
momentânea em alguns serviços".
De acordo com o banco, a orientação para estes casos é
"tentar novo acesso ao serviço um pouco mais tarde". A Caixa diz
ainda que os clientes e beneficiários estão conseguindo concluir as operações.
Como justificativa, o banco revela que até o sábado (4) foram efetivados com sucesso 17,4 milhões de pagamentos de boletos. Por Ana Maria Miranda
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