sábado, 22 de agosto de 2020

Lucas Ramos preside reunião do Conselho Superior da Facepe

O secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Lucas Ramos, presidiu, na manhã desta quinta-feira (20/08), reunião extraordinária do Conselho Superior da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (Facepe). Entre os temas abordados, estavam as políticas públicas do Governo do Estado para a para a área e novos editais de bolsas de pesquisa científica e pós-graduação.

Lucas destacou a necessidade de criar um programa de estímulos a novos ambientes de inovação, reforçando que Pernambuco é um importante polo tecnológico no país com locais favoráveis para o desenvolvimento, como o Porto Digital e o Parqtel, localizados no Recife, e o Armazém da Criatividade em Caruaru, Agreste do Estado.

“Pernambuco tem uma economia diversificada, apesar da importância dos atuais ambientes de inovação, existem vários setores que precisam ser atendidos no quesito, daí a necessidade de áreas de convergência de ações para fomentar projetos inovadores”, completou Ramos.

O presidente da Facepe, Fernando Jucá, ressaltou o papel de fomento à pesquisa e produção científica. “A gente tem uma conexão muito boa com as publicações já existentes e os apoios necessário que a Secti demanda para nós. Um bom exemplo são os editais da área científica, que prioritariamente apoiam a academia, e que de alguma forma também são direcionados ao setor produtivo em geral”, completou.

O Conselho Superior da Facepe é presidido pelo secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Lucas Ramos, e conta com a participação de pesquisadores da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), das universidades públicas (UPE, UFPE e UFRPE), Sistema Fecomércio e do setor empresarial. Também forma o Conselho, a diretoria executiva da Fundação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário