Páginas

domingo, 23 de agosto de 2020

Situação na Amazônia faz Alemanha ter ‘sérias dúvidas’ sobre acordo com Mercosul

A Alemanha expressou pela 1ª vez ter dúvidas quanto a ratificação do acordo de livre comércio entre a União Europeia e o Mercosul. De acordo com o governo alemão, o desmatamento da Amazônia pode pôr em causa o apoio da chanceler Angela Merkel ao pacto entre os 2 blocos.

A dúvida surgiu depois da reunião entre a chanceler Angela Merkel e ativistas do movimento Fridays for Future, de Greta Thunberg, na 5ª feira (20.ago.2020). A líder do movimento na Alemanha, Lisa Neubauer escreveu em seu perfil no Twitter que “Merkel concordou com as críticas ao acordo do Mercosul e declara que definitivamente não vai assiná-lo”.

Steffen Seibert, porta-voz da chanceler, não confirmou a informação. Disse, no entanto, que Merkel tem “sérias dúvidas” sobre a ratificação do acordo e citou o desmatamento na Amazônia como principal preocupação do governo da Alemanha.

Para ser implementado, o acordo precisa ser ratificado por todos os Estados-membros da União Europeia. Bélgica, França, Irlanda e Luxemburgo já expressaram preocupação com o desmatamento na Amazônia e a possibilidade da situação se intensificar caso o acordo seja concretizado. Áustria e Holanda rejeitaram o texto atual.

Seibert disse que a Alemanha tem grande preocupação com a situação da Amazônia. “Surgem sérias dúvidas sobre se, no momento, uma implementação do acordo pode ser garantida dentro do espírito pretendido. Vemos isso com ceticismo”, falou.

As negociações sobre o tratado comercial estão em curso desde 2000. Depois de concluída a fase de revisão jurídica, o texto está sendo traduzido para as línguas oficiais da União Europeia.

O acordo busca reduzir de forma gradual ou eliminar tarifas e impostos entre os 2 blocos. Ao mesmo tempo, prevê harmonizar normas, como as do Acordo de Paris sobre Mudanças Climáticas, que se tornariam obrigatórias para todos os países do Mercosul. Por Poder 360.

Nenhum comentário:

Postar um comentário