Páginas

segunda-feira, 21 de dezembro de 2020

Covid-19: No Rio, média móvel indica aumento no contágio pelo sexto dia; na capital, há fila por leitos de UTI, 92% ocupados

O estado do Rio registrou 19 mortes e 3.160 novos casos de coronavírus neste domingo, e segue com aumento na média móvel de óbitos pelo sexto dia seguido. Ao todo, já são 406.820 diagnósticos positivos e 24.473 vítimas da doença desde o início da pandemia, em março. Num dia em que as praias estiveram cheias e cariocas e turistas ignoraram completamente as regras de prevenção à Covid-19, a situação dos leitos exclusivos para a doença, principalmente na capital, mostra a proporção do avanço do vírus: na rede SUS municipal, 90% das vagas de UTI estão cheias, enquanto pacientes aguardam por transferências.

Com os dados deste domingo, a média móvel passa a ser de 2.527 casos e 107 mortes por dia. O aumento de 34% na média móvel de vítimas representa uma tendência de aumento no contágio da doença em território fluminense, que já se sustenta por seis dias.

A análise dos dados foi feita a partir do levantamento do consórcio de veículos de imprensa formado por O GLOBO, Extra, G1, Folha de S.Paulo, UOL e O Estado de S. Paulo, que reúne informações das secretarias estaduais de Saúde.

Capital tem 92% de ocupação em leitos de UTI e fila por vagas

A pressão continua grande por leitos, principalmente na capital. De acordo com a prefeitura, há 92% de ocupação (600 internados) nos leitos de UTI da rede SUS municipal — que inclui unidades municipais, estaduais e federais —, e 83% nas enfermarias. Ao todo, são 1.408 pacientes. Levando em consideração apenas a rede de unidades municipais, há 97% de ocupação nas UTIs, com 284 pacientes internados nas 293 vagas. Outros 412 estão em enfermarias.

Ao todo, 273 pessoas com Covid-19 estão na fila, aguardando por transferência para leitos: 175, casos mais graves, para vagas de terapia intensiva.

No estado, quase 400 aguardam por leito de Covid-19

Em toda a rede estadual, a ocupação é de 79% nos leitos de UTI destinados ao tratamento de Covid-19, e de 71% nas enfermarias. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, na tarde deste domingo, há 131 pedidos de transferência para leitos de enfermaria e 265 para leitos de UTI destinados à Covid-19: 396 pessoas no total.

A Central Estadual de Regulação (CER) ressalta que, ao longo do dia, o fluxo de transferência muda de acordo com a disponibilidade dos leitos, considerando as vagas disponíveis nas redes municipal, estadual e federal. (Extra)

Nenhum comentário:

Postar um comentário