Na apresentação, aspectos como a pactuação de
financiamento, com as devidas contrapartidas para cada município, bem como as
adequações necessárias para que o serviço possa entrar em funcionamento, como a
revisão técnica das ambulâncias, algumas das quais precisam passar por reparos.
A reunião contou com as participações dos Prefeitos de
Serra Talhada, Floresta, Iguaraci, Ingazeira, Sertânia, Itapetim, Carnaíba,
Solidão, dentre outros. Também participaram o promotor Lúcio Almeida, os
ex-prefeitos Luciano Duque (Serra), João Batista (Triunfo) e José Patriota
(Afogados), também Presidente da AMUPE.
Do município de Flores esteve na reunião a Secretária de
Saúde, Madalena Brito.
“Acabamos de sair da reunião e Flores já assinou o termo
de adesão, pagou a primeira parcela, tem o veículo em excelentes condições e
base para darmos início a operação. Tudo isso, graças ao excelente modelo de
gestão do prefeito, Marconi”, disse Madalena.
“Quando o serviço começar quem vai dizer para onde as
ambulâncias vão não é o Prefeito, são os médicos que irão atuar na central de
regulação. O conjunto das ambulâncias tem que atender o conjunto das
necessidades. Não estamos contratando ambulâncias, mas o serviço. A despesa é
dividida por todos, de acordo com as populações de cada cidade, ” explicou o
presidente da Amupe.
O Promotor Lúcio Almeida destacou a importância da
operação consorciada, para que o SAMU possa atender à população da região. Os
municípios de Arcoverde, Tacaratu, Manari, Inajá, Carnaubeira da Penha,
Tupanatinga e Santa Terezinha assinaram o termo de adesão, mas estão
inadimplentes com a primeira parcela do rateio para colocar o serviço em pleno
funcionamento. Na reunião, todos assumiram o compromisso de quitar a primeira
cota.
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