Páginas

quarta-feira, 20 de janeiro de 2021

Inscrições para a eleição do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência seguem até 29 de janeiro

Seguem até o dia 29 de janeiro as inscrições para o processo eleitoral que vai nomear representantes da sociedade civil para compor o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Coned/PE). Estruturada para acontecer de forma remota, a eleição está programada para acontecer no dia 24 de fevereiro, durante a manhã. O anúncio do resultado será dado durante uma live no canal do Youtube da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ).  

Podem candidatar-se para a eleição as entidades representativas e prestadoras de serviço às pessoas com deficiência, conselhos representativos de profissionais com suas regionais em funcionamento no Estado e os Conselhos Municipais de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, nos termos previstos pelo Regulamento Eleitoral. Para protocolar a inscrição, os interessados devem encaminhar a documentação exigida em edital para a Casa dos Conselhos, (sala do CONED/PE), na Rua Gervásio Pires, nº 399, Boa Vista, Recife, pessoalmente ou via postal, ou digitalizada e enviada para os emails conedpe@yahoo.com.br e conselho.conedpe@gmail.com

O Superintendente Estadual de Apoio à Pessoa com Deficiência (Sead) e atual vice-presidente do Coned, Edimilson Silva, frisa que a eleição é um processo que busca garantir, fortalecer e efetivar o controle e a participação social na implementação das políticas públicas voltadas às pessoas com deficiência. “Os conselhos têm um papel muito importante no fortalecimento da democracia e da participação popular na construção e implementação de políticas públicas. Por isso, é necessário que as entidades da sociedade civil estejam atentas a este processo e ocupem as cadeiras para que possamos assegurar os direitos das pessoas com deficiência”, afirma. 

Presidindo a Comissão Eleitoral, Antônio Muniz, destaca que esta eleição traz como novidade a abertura de vagas para os Conselhos Representativos de Profissionais. “Abrir espaço no Conselho para as classes profissionais é garantir o monitoramento, a fiscalização e, principalmente, a orientação correta para o exercício profissional das pessoas com deficiência”, pontua.

Nenhum comentário:

Postar um comentário