A iniciativa reconhecerá soluções para os problemas mais urgentes da atualidade
Pernambuco tem dois projetos classificados no Prêmio CNA Jovem. Em sua 4ª edição, o programa é reconhecido como um importante instrumento de incentivo a formação de lideranças para a agropecuária brasileira.
“Os jovens pernambucanos, que atuam no meio rural, têm desenvolvido alternativas inovadoras. E este concurso é uma oportunidade de trocar experiências e adquirir conhecimentos sob o ponto de vista nacional, mas com foco de atuação local”, avalia o superintendente do Senar/PE, Adriano Moraes.
Jonathan da Silva (22), do Recife, e Elisângela de Freitas (29), de Parnamirim, representam o estado na competição, sediada em Brasília. Ambos desenvolveram um plano de ação – intitulado Desafio, com o intuito de solucionar gargalos com que se defronta o setor.
O desafio “Ociosidade de terras em pequenas propriedades rurais no interior do estado”, criado por Jonathan, ganhou destaque na competição. Isso porque, a problemática levantada pelo jovem, técnico em Agronegócio e médico veterinário, contesta o crescente número de aéreas ociosas, limitadas a moradia e manutenção da vegetação, para consumo familiar, assim como o abandono dos recursos naturais, instalações e maquinários.
“Esses fatores influenciam na perda da capacidade
produtiva, o que impacta diretamente os produtores rurais, seus sucessores,
associações e cooperativas. Indiretamente, são atingidos os fornecedores de
insumos, agroindústrias, profissionais de ciências agrárias, comerciantes e
consumidores”, esclareceu o competidor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário