Páginas

Publicado por Blog do Ivonaldo Filho

Publicado por Blog do Ivonaldo Filho //

sexta-feira, 14 de maio de 2021

Bolsa Família: Bolsonaro afirma que cadastro será feito por aplicativo

Nesta quinta-feira (13/05), o presidente Jair Bolsonaro afirmou que o cadastro no Bolsa Família começará a ser feito por aplicativo. A informação de que os registros não serão mais uma responsabilidade das prefeituras foi dada durante evento em Maceió. Na ocasião, Bolsonaro comentou, sem muitos detalhes, sobre mudanças no programa social.

“Está quase pronto também a questão do novo Bolsa Família. E mais ainda, brevemente a inclusão no Bolsa Família não será mais procurando prefeituras pelo Brasil. Será feito através de um aplicativo”, declarou o presidente. A ideia, que já vem sendo cogitada desde janeiro deste ano pelo governo federal, não agradou muito.

Cadastro do Bolsa Família via aplicativo é criticado

Em entrevista ao O Globo, a ex-secretária nacional de Renda e Cidadania, Letícia Bartholo, disse que a novidade anunciada “vai apartar ainda mais o Estado da população mais pobres”. Responsável pelo programa Bolsa Família e do Cadastro Único, ela não aprecia alteração do governo federal no programa que envolve o combate à pobreza.

Quando o cadastro no Bolsa Família por aplicativo foi anunciado a primeira vez, a Frente Nacional de Prefeitos (FNP) também criticou a ideia. Na época, a FNP afirmou que os prefeitos negavam “com veemência a substituição do atendimento humanizado pelo robotizado". Segundo a organização, os beneficiários precisam da ajuda de profissionais capacitados para orientar sobre o programa.

“O governo se esquece que as famílias não vão simplesmente se cadastrar, elas entram num centro de referência de assistência social, que é a porta de entrada do Estado, que vai avaliar as necessidades da família, inclusive dificuldade de moradia, situações de violência. Transformar tudo num aplicativo é apartar ainda mais o Estado da população mais pobre”, explicou Bartholo. Veja na íntegra aqui. Por Isadora Tristão do Concuros no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário