Ana Flávia é mais um exemplo de como a educação pode mudar a realidade de moradores do interior e conta como se interessou pelo Curso de Gestão da Tecnologia da Informação: “Minha trajetória não foi convencional, após estar formada no ensino médio comecei a ministrar aulas de língua Inglesa numa escola da localidade. Não muito tempo depois o IF entrou de novo na minha narrativa quando um dos professores me convidou para fazer parte de um treinamento que ocorreria no IF voltado para a preparação do exame TOEFL (exame de proficiência em língua inglesa). Nesse contexto, outro professor que me conhecia do período de ensino médio disse que o curso de GTI fazia sim o meu perfil e me incentivou a cursá-lo. Foi daí que busquei mais informações quanto a grade curricular, conversei com discentes do curso, me interessei por ele e o coloquei como minha primeira opção do SISU”, disse Ana que iniciou o curso superior em 2017.
Na multinacional Accenture Ana Flávia desenvolve aplicativos, a Gestora de T.I, que quer seguir carreira atuando na área de engenharia de softwares, revela que a oportunidade surgiu naturalmente, fruto do interesse e participação dela em capacitações na área tecnológica, incentivadas pelas exigências curriculares do curso de GTI. “Durante o curso, nós temos que cumprir uma carga horária de atividades complementares, tais como eventos presenciais ou on-line, cursos e palestras. Essas atividades, aliadas a prática que adquiri no estágio curricular obrigatório, bem como no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação- PIBITI, me ajudaram a optar pela área do desenvolvimento de software e ter um certo grau de experiência nela, o que contribuiu para minha inserção no mercado de trabalho.
Com isso, aprendi a ter uma postura mais ativa com relação ao meu aprendizado, o que permitiu que eu buscasse por programas de mentoria, bootcamps, eventos e participasse de dinâmicas como speed hiring, aos poucos as oportunidades foram surgindo e eu aproveitei da melhor forma cada uma que me era disponibilizada até ser contratada pela Accenture”, explicou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário