![]() |
Foto: Lucas Figueiredo/CBF |
Os dois casos positivos da nova variante foram identificados em amostras que vieram de Cuiabá, em Mato Grosso, cidade que recebeu jogos do torneio nos últimos dias. No total, cinco partidas foram realizadas na Arena Pantanal. As amostras são referentes a dois homens, de 37 e 47 anos, que vieram do Equador e da Colômbia, respectivamente.
Segundo o Instituto Adolfo Lutz, laboratório integrante da Rede Nacional de Sequenciamento do Ministério da Saúde, essa variante ainda não havia sido encontrada no Brasil. A nova cepa foi primeiramente detectada na Colômbia e, depois, localizada no Equador, nos Estados Unidos, no Caribe e em alguns países da Europa.
“A confirmação foi feita pelo Laboratório Estratégico do Instituto Adolfo Lutz, por meio do sequenciamento genético de amostras de SARS-CoV-2 enviadas pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Mato Grosso, que procedeu alerta ao National Influenza Center/Núcleo de Doenças Respiratórias no Instituto, para que os casos fossem investigados”, disse em nota o instituto.
O instituto ainda explicou que os vírus sequenciados possuem mutações "que podem estar associadas a um maior potencial de transmissão" e, por isso, a variante é considerada, pela Organização Mundial de Saúde (OMS), uma variante de interesse.
Nenhum comentário:
Postar um comentário