Páginas

domingo, 25 de julho de 2021

Preços do café em forte alta durante geada no Brasil

Foto: Nelson Almeida
Os preços do café registraram esta semana o maior nível nos últimos anos, após uma série de altas recentes no momento em que o Brasil, principal produtor mundial, perdeu parte de sua colheita devido a geadas.

O café do tipo arábica subiu na sexta-feira a mais de dois dólares por libra, o maior nível desde fevereiro de 2014.

O preço do grão arábica, de maior qualidade, disparou 60% desde janeiro.

Ao mesmo tempo, o café robusta, de qualidade inferior e cultivado majoritariamente no sudeste da Ásia, registrou a maior cotação desde outubro 2017, a 1.993 dólares por tonelada, um aumento de 40% desde o início do ano.

"Várias razões explicam a alta astronômica nos preços do café", declarou à AFP Carlos Mera, analista do Rabobank, ao citar as condições climáticas no Brasil.

Mera mencionou também o aumento dos custos de transporte e a turbulência política na Colômbia, terceiro maior produtor mundial do grão.

O Brasil sofreu uma seca histórica há alguns meses, seguida por uma forte geada esta semana em plantações importantes de Minas Gerais, responsável por 70% da produção de café arábica do Brasil.

Temperaturas abaixo de zero "provocaram a desfolha das safras e até mataram as plantas mais novas", fundamentais para as colheitas futuras, disse Mera.

O café arábica tem um ciclo de produção bienal, no qual um ano de baixo rendimento é seguido por outro de alta produtividade. 
Por AFP/FolhadePernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário