Páginas

Publicado por Blog do Ivonaldo Filho

Publicado por Blog do Ivonaldo Filho //

segunda-feira, 9 de agosto de 2021

Covid: Critérios de distribuição deixam Norte e Nordeste atrás em vacinação

Colaboração para o UOL, em Maceió

Os critérios adotados pelo PNI (Programa Nacional de Imunizações) para a distribuição de doses das vacinas contra a covid-19 pelo país levaram os estados do Norte e do Nordeste a receberem menos imunizantes em relação ao tamanho de suas populações, o que os deixou para trás no percentual de pessoas vacinadas com primeira e segunda doses até o momento.

O UOL cruzou dados oficiais do Ministério da Saúde sobre as doses enviadas até 2 de agosto com a população das 27 unidades da federação e encontrou uma grande disparidade: o líder, São Paulo, recebeu 57% mais doses do que o Amapá, em último no ranking, por exemplo.

Segundo os dados, até o dia 2, São Paulo recebeu pouco mais de 46 milhões de doses, ou o equivalente a 1,04 para cada habitante. Já o Amapá teve direito a 861 mil, ou apenas 0,66 por morador.

Com mais doses em média, São Paulo já conseguiu imunizar 60,3% da população com a primeira dose, dez pontos percentuais a mais do que a média nacional. Já o Amapá tem apenas 36%. Os dados são do consórcio de imprensa, do qual o UOL faz parte, coletados junto às secretarias estaduais de saúde. Veja matéria na íntegra aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário