Em comunicado divulgado neste domingo (15), o Talibã pediu calma em Cabul, capital do Afeganistão, e ofereceu garantias aos moradores da cidade. Segundo a nota, os combatentes que já estão na cidade desejam "assumir o controle pacificamente".
O comunicado, divulgado pelo porta-voz Zabihullah Mujahid, disse que o grupo está "garantindo a todos os bancos, empresas e casas de câmbio que estarão seguros e protegidos sob o Talibã e que ninguém tocará ou incomodará ninguém em Cabul".
"Todas as pessoas ricas, os empresários, devem estar seguros e protegidos. Nenhum dos combatentes do Talibã tem permissão de ir a qualquer casa ou fazer buscas em empresas. O Emirado Islâmico lhes dá proteção total e eles devem seguir seguros e sem preocupações", disse Mujahid.
As tensões estão aumentando na capital depois que cidades importantes, incluindo Jalalabad e Mazar-i-Sharif, passaram a ser controladas pelo grupo militante durante a noite de sábado (14) e a madrugada deste domingo. Com chegada do Talibã a Cabul, longas filas foram registradas no escritório de passaportes da capital afegã. Foto: Paula Bronstein - 14.ago.2021/Getty Images/CNN Brasil

Nenhum comentário:
Postar um comentário