Páginas

Publicado por Blog do Ivonaldo Filho

Publicado por Blog do Ivonaldo Filho //

terça-feira, 2 de novembro de 2021

Às vésperas do leilão do 5G, quase 9 milhões de pessoas no Brasil sequer têm acesso ao 4G

Foto: Pixabay
Ao se mudar do bairro Nogueira para o da Cascatinha, no distrito de mesmo nome em Petrópolis, na Região Serrana do Rio, a auxiliar de serviços Caroline Pomin teve prejudicada uma parte importante da dinâmica familiar: a comunicação.

Ela não encontrou no novo endereço o sinal de celular e a internet móvel que tinha no antigo. Desde que se mudou, há um ano, não vê o símbolo do 4G no celular.

— Não pega nenhum sinal dentro de casa nem no trabalho. Eu preciso ir para a rua para conseguir falar com meus filhos no telefone — conta.

Às vésperas do leilão do 5G, marcado para a próxima quinta-feira, 8,7 milhões de brasileiros como Caroline vivem numa espécie de apagão de 4G, a tecnologia anterior à quinta geração de telefonia, que promete maior velocidade de transmissão de dados e está atrasada no país.

Dados da Anatel anexados ao edital do 5G e compilados pelo GLOBO indicam que os excluídos digitais estão em 9.748 localidades que podem ser consideradas pontos cegos para o 4G.

A maior parte dessas áreas está em 416 cidades com menos de 30 mil habitantes, mas a lista também tem localidades mais populosas, em cidades médias, como Petrópolis (RJ), Uberaba (MG) e Vitória da Conquista (BA), e até em grandes centros, como São Paulo (SP). Veja na íntegra no Agência O Globo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário