É comum que os golpistas se aproveitem da expectativa do consumidor em encontrar preços mais baixos do que o normal para alcançar mais vítimas. O mesmo oportunismo também ocorre em produtos e serviços financeiros. Segundo Clovis Spinola, diretor de Supervisão do Sicredi no Norte/Nordeste, para tentar diminuir a ocorrência desses crimes junto à sua base de associados, o Sicredi distribui, em todas as suas agências, cartilhas com informações de prevenção a fraudes.
Algumas dicas podem ser seguidas para minimizar o risco de cair em um golpe desse tipo. Conforme Spinola, o mais básico deles é sempre a desconfiança: o associado deve sempre estar atento às ofertas atrativas demais, mesmo durante os períodos mais propensos à alta de consumo, ter cuidado com QR Codes falsos, links de pagamento e o pagamento por aproximação.
Além disso, é sempre bom verificar com o gerente da conta qualquer situação que julgue suspeita e verificar a veracidade de links de ofertas enviados por grupos de mensagens, por exemplo, e atentar para as transações financeiras online.
“No Sicredi, tanto nossos canais digitais quanto os físicos estão em constante atualização e aprimoramento, buscando oferecer ambientes cada vez mais seguros para os associados transacionarem suas operações financeiras”, ressalta Spinola.
Ele ainda orienta a nunca fornecer os dados pessoais ou senha por telefone, e-mail ou WhatsApp. “O Sicredi nunca solicita informações de seus associados por esses canais”, conclui. Por Ricardo de Freitas da Rede Jornal Contábil.
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