Páginas

terça-feira, 30 de novembro de 2021

Fundarpe entrega diploma de Patrimônio Vivo ao Grupo Cultural e Religioso Guardiões(ãs) de São Gonçalo de Itacuruba

O Grupo Cultural e Religioso Guardiões(ãs) de São Gonçalo de Itacuruba recebeu, no último final de semana, o diploma de Patrimônio Vivo de Pernambuco dentro da programação de atividades em comemoração ao Dia da Consciência Negra, realizado pela Confraria do Rosário de Floresta, na última sexta-feira (26) e sábado (27). A solenidade contou com a participação de representantes da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) e do Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural de Pernambuco (CEPPC/PE).

O Grupo Cultural e Religioso Guardiões(às) de São Gonçalo de Itacuruba foi um dos selecionados da XV edição do edital Registro de Patrimônio Vivo de Pernambuco. “Em 2020, a Confraria do Rosário, irmanada com o São Gonçalo de Itacuruba, resolveu indicar e ajudar o grupo a concorrer no Registro do Patrimônio Vivo de Pernambuco, até porque este é um grupo que conserva a cultura e a parte religiosa da dança de São Gonçalo. Organizamos toda a documentação e pleiteamos o reconhecimento, que foi agraciado”, explica João Luiz, rei perpétuo e representante legal da Confraria do Rosário de Floresta.

“O reconhecimento do Grupo Cultural e Religioso de São Gonçalo de Itacuruba como Patrimônio Cultural Vivo do Estado é motivo de orgulho para Pernambuco, pois este título é uma forma de valorização e incentivo a cultura de um povo que a mantém viva por gerações. Por essa razão, fizemos questão de realizar a entrega do diploma de Patrimônio Vivo diretamente nas mãos dessa importante manifestação cultural pernambucana. Parabenizo todos que fazem o grupo, uma inspiração de fé e resistência”, destaca Marcelo Canuto, presidente da Fundarpe.

A programação contou com apresentações culturais, inauguração dos novos espaços da sede e visitação ao Museu da Confraria do Rosário da Floresta, além de outras atividades. No sábado (27), por exemplo, aconteceu uma reunião entre representantes da Fundarpe e do CEPPC/PE com fazedores de cultura e diretores municipais de Cultura da região. O objetivo foi realizar uma escuta sobre os problemas e necessidades de quem atua na cultura na microrregião de Itaparica.

Também no sábado (27), houve a apresentação de alguns seminários e palestras, como o “O papel dos Patrimônios Vivos na preservação do patrimônio cultural de matrizes afro-brasileira em Pernambuco”, ministrado por Marcelo Renan, coordenador de Patrimônio Imaterial/Fundarpe.

São Gonçalo – O grupo representa para a microrregião de ltacuruba uma manifestação de fé, cultura e resistência as maiores adversidades que um município e seu povo passaram através dos tempos. A existência desta manifestação remota a mais de cem anos, quando a atual ltacuruba era no distrito do município de Floresta e posteriormente de Belém do São Francisco. Por isso a forte ligação entre os dançadores(as) e tocadores(as) nas rodas de São Gonçalo, pois estes tinham e tem laços de família e até moradia nestes municípios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário