Páginas

Publicado por Blog do Ivonaldo Filho

Publicado por Blog do Ivonaldo Filho //

sexta-feira, 10 de dezembro de 2021

Desfile musical e visita ao Palácio do Campo das Princesas marcam Dia Estadual das Bandas Filarmônicas

As bandas filarmônicas de Pernambuco passam a ter um dia no calendário oficial do Estado: todo segundo domingo do mês de dezembro, os quase 200 grupos musicais pernambucanos, alguns deles centenários, terão essa data para festejar. Para celebrar e marcar esse momento, o Governo de Pernambuco, por meio da Fundarpe, e a Federação das Bandas de Música Filarmônica de Pernambuco (Febanda) promovem um evento especial, no próximo domingo (12), a partir das 15h30, que contará com a presença de 13 desses grupos, sendo seis deles Patrimônios Vivos do Estado.

Quem explica melhor é o presidente da Febanda, Almir de Souza Silva. “Queremos celebrar essa aprovação do Dia Estadual das Bandas Filarmônicas na Assembleia Legislativa com um desfile cívico: vai ser um divisor de águas. Essa inclusão no calendário oficial do Estado é um reconhecimento da importância das bandas na formação musical de milhares de pernambucanos. Temos bandas com quase dois séculos de atividade”, comemora Almir.

PERCURSO - Segundo a programação, os grupos vão se concentrar na Ponte Buarque de Macedo, no centro do Recife, para um desfile pela Praça da República, até o Palácio do Campo das Princesas, onde serão recebidos pelo governador Paulo Câmara. De lá, as bandas contornam a Praça da República e seguem desfilando até a Praça do Marco Zero. Entre as atrações confirmadas, destaques para os Patrimônios Vivos Banda Revoltosa (Nazaré da Mata), Banda Euterpina (Timbaúba), Orquestra Capa Bode (Nazaré da Mata), Sociedade Musical Curica (Goiana), a Sociedade Musical XV de Novembro (Gravatá) e a Sociedade Musical 12 de Outubro - Banda Saboeira (Goiana). Confira aqui o mapa do percurso.

Além do governador do Estado, Paulo Câmara, também estará presente o presidente da Fundarpe, Marcelo Canuto. “É um momento importante para esse segmento que muito contribui para a formação dos nossos músicos e instrumentistas. O Governo sabe do compromisso de manter essa tradição sempre em atividade, como é o caso dos seis patrimônios vivos que são bandas filarmônicas. Com essa programação, a Fundarpe também inicia o estudo para registro de tombamento das bandas filarmônicas como Patrimônio Imaterial do Estado”, declara Canuto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário