Páginas

sábado, 4 de dezembro de 2021

Estudante do Ceará identifica 46 asteroides e recebe reconhecimento da Nasa

Ao participar de um projeto do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), a estudante Geovana Sousa, de 21 anos, detectou 46 novos asteroides em parceria com a Agência Espacial Norte-americana, a Nasa. Pelo feito alcançado, a aluna do 1º período do curso de física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), no município de Sobral, recebeu uma certificação de reconhecimento da agência internacional. 

Geovana conta que a paixão pela astronomia começou ainda na infância, quando chegava a passar a noite observando os planetas na imensidão do céu. "Eu lembro que ainda pequena já dizia que queria ser astronauta, ficava encantada vendo os planetas, mas só no 2º ano do ensino médio foi quando realmente decidi que ia seguir essa carreira. Hoje a astronomia é minha paixão de vida, o motivo de eu acordar todos os dias, que é fazer ciência", diz.

A jovem cientista já sabe até com quais nomes vai batizar os asteroides descobertos por ela, inclusive com homenagens a familiares. Com o certificado nas mãos, ela aguarda o Ministro Astronauta Marcos Pontes vir ao Ceará para lhe entregar pessoalmente uma medalha de honra ao mérito junto ao certificado especial.

"Vou continuar divulgando e propagando a ciência pelo nosso país, com foco em todas as idades, principalmente com as crianças. Meus objetivos maiores são trabalhar em agências espaciais fora no nosso país, como a NASA, por exemplo. Ser a primeira a ganhar o Nobel e trazê-lo ao Brasil é a grande meta, alcançada por esses pequenos passos", contou a jovem. Com informações do G1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário