Páginas

Publicado por Blog do Ivonaldo Filho

Publicado por Blog do Ivonaldo Filho //

segunda-feira, 27 de dezembro de 2021

Seca e geadas vão reduzir safra de grãos, como soja, milho e feijão no PR

O Departamento de Economia Rural (Deral) do Paraná anunciou nessa semana que a projeção para a safra de verão deve ser 3% menor em relação à safra passada. Isso porque as culturas sentem agora o efeito da seca e de geadas.

Segundo o órgão, no total, a colheita de grãos nessa temporada deve chegar a 22,54 milhões de toneladas, incluindo soja, milho e feijão. No total, a área cultivada com essas culturas no estado deve ocupar 6,24 milhões de hectares. 

A safra de verão vai de outubro a março, e as principais culturas que são semeadas neste período sofreram mais com o impacto das estiagens. Segundo Norberto Ortigara, secretário estadual de Agricultura, a seca provocou 12% de queda nas lavouras de soja, 13% nas de milho e 10% nas de feijão. 

Segundo Ortigara, o ano de 2021 foi bastante desafiador para os agricultores. "Tivemos uma profunda crise hídrica e geadas severas que provocaram perdas na nossa produção", explicou. 

O relatório divulgado na semana passada mostrou a primeira estimativa para a segunda safra de feijão, que deve ter um acréscimo de 2% na área plantada comparativamente à safra passada, com 267,3 mil hectares. E também, para a segunda safra de milho, cuja expectativa sinaliza uma área de 2,56 milhões de hectares. 

"A produção de milho pode chegar a 15 milhões de toneladas, se o clima colaborar", disse o chefe do Deral, Salatiel Turra. Esse volume representaria um aumento de 163% ante a produção do ciclo 2020/2021. Por Viviane Taguchi/Colaboração para o UOL, em São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário