Páginas

domingo, 23 de janeiro de 2022

Homem de 67 anos é submetido a cirurgia de hérnia e médicos descobrem que ele tinha útero e ovário

Um homem de 67 anos foi submetido a cirurgia para corrigir uma hérnia e acabou se tornando um caso raro na medicina após médicos descobrirem que ele havia desenvolvido útero, colo do útero, tubas uterinas e um ovário dentro de uma protuberância de 15 centímetros que o incomodava há pelo menos dez anos.

O caso foi registrado em Kosovo, na Sérvia, e publicado pela revista científica Urology Case Reports por pesquisadores da Universidade de Prishtina. Apesar de inusitada, a condição é conhecida como síndrome do ducto mulleriano persistente (PDMS), que ocorre quando homens também têm órgãos reprodutivos femininos ao lado do pênis.

A situação é desencadeada quando o início do útero, conhecido como ducto Mulleriano, não se rompe no desenvolvimento inicial de um bebê, o que ocorre por volta da sétima semana de gestação. Até o momento, apenas 200 casos já foram registrados.

Os órgãos excedentes costumam ser descobertos apenas com procedimento cirúrgico e um dos principais sintomas são a hérnia inguinal e testículos não descidos. Além dos órgãos femininos, os médicos encontram desta vez um saco escrotal que continha um testículo.

Mesmo com a condição de pseudo-hermafroditismo o homem não teve o sistema reprodutivo afetado. Ele é casado e tem três filhos. Após a cirurgia, o paciente passa bem. 
Por Agência O Globo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário