Páginas

Publicado por Blog do Ivonaldo Filho

Publicado por Blog do Ivonaldo Filho //

quinta-feira, 10 de março de 2022

Após cinco anos, projeto original Neymar-PSG fracassa e não atinge metas

Imagem: REUTERS/Christian Hartmann

Quando fecharam em 2017, por 222 milhões de euros, a maior transação da história do futebol, Neymar e Paris Saint-Germain tinham um projeto de cinco anos, até 2022. Dentre os objetivos estavam a conquista da Champions League e abertura de uma avenida para que o atleta se firmasse como protagonista e concorrente de Cristiano Ronaldo e Lionel Messi pelo topo do mundo. A eliminação de ontem (9) diante do Real Madrid na edição 21/22 da competição europeia marca o fracasso do projeto original Neymar-PSG.

O planejamento traçado em 2017 tinha seu ápice projetado para 2022, tanto do lado do clube francês como do lado atacante brasileiro. O PSG queria amarrar Neymar nos melhores anos de sua carreira, conquistar uma Champions League e dar ao brasileiro o espaço para ser protagonista de um grande time europeu. Neste processo, esperava ascensão do jogador como concorrente perene a melhor do mundo e sua chegada à Copa do Qatar como maior estrela do planeta e rosto da competição — o dono do clube parisiense é Tamim bin Hamad Al Thani, Emir do Qatar, profundamente envolvido no posicionamento do país como sede do Mundial.

Do lado do estafe de Neymar, o plano original, relatado ao UOL Esporte em mais de uma ocasião, entre 2013 e 2018, era o de chegar a 2022, com 30 anos, como um jogador livre, estrela do futebol mundial, e escolher seu último grande contrato. Isso passava pela expectativa de cinco anos dourados em Paris, com brilho na Champions e a consolidação do brasileiro como protagonista no clube e na seleção, culminando com uma grande Copa do Mundo. Essa rota foi alterada no ano passado, quando Neymar e PSG acertaram renovação contratual até 2025. Veja matéria na íntegra no UOL Esporte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário