Páginas

Publicado por Blog do Ivonaldo Filho

Publicado por Blog do Ivonaldo Filho //

sábado, 5 de março de 2022

'Bolsonaro vendeu fábrica de fertilizantes da Petrobras a russos e deixou Brasil ainda mais vulnerável', diz Lula

Foto: Fup
Alinhado com o sindicalismo da Petrobras, o ex-presidente Lula criticou Bolsonaro usando a questão da importação de insumos agrícolas.

"O desmonte da Petrobras promovido pelo governo Bolsonaro afeta a vida dos brasileiros em muitas esferas diferentes: desde o preço (dolarizado) da gasolina até a total dependência de fertilizantes importados (principalmente da Rússia) impactam diretamente nos preços dos alimentos e na volta da fome no país. A Petrobras fechou, no começo deste mês de fevereiro a venda da Unidade de Fertilizantes Nitrogenados (UFN3), que ficava em Três Lagoas, no Mato Grosso do Sul, ao grupo russo Acron. A venda da fábrica foi um dos assuntos tratados por Bolsonaro com Putin, na visita que fez à Rússia na semana em que o país declarou guerra à Ucrânia (mais um desastre cometido por Bolsonaro em termos de política internacional)", critica Lula, em mensagens pelas redes sociais.

Na avaliação dos sindicatos, a operação foi prejudicial ao Brasil, especialmente neste momento de guerra e de sanções comerciais.

"Hoje, cerca de um quarto dos produtos importados pelo Brasil vem da Rússia. Em 2021, foram mais de 41 toneladas, num total de 15 bilhões dólares e US$ 3,5 bilhões gastos no mercado russo. Com a venda da unidade, ficaremos ainda mais dependentes do mercado internacional.

A Petrobras investiu cerca de R$ 3 bilhões na construção da unidade vendida, que tem 81% das estruturas finalizadas. Essa privatização representa perdas para a agricultura e desenvolvimento nacional e para os consumidores finais.

Uma das consequências, além do aumento da dependência do mercado russo, será o encarecimento dos fertilizantes no mercado brasileiro, afetando diretamente pequenos agricultores e consumidores. Isso pode gerar impacto negativo, inclusive, nos alimentos, que já estão com preços nas alturas por causa da inflação galopante sustentada por Paulo Guedes", diz a FUP. (Jamildo Melo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário