O objetivo do evento é estimular a intersetorialidade de projetos entre as secretarias estaduais, gestões municipais e instituições da sociedade civil para garantir políticas que estimulem a juventude a empreender e conquistar renda. De acordo com estudo feito pelo Sebrae com base em dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a participação da juventude no rol de empreendedores vem caindo nos últimos anos, passando de 7,2%, em 2016, para 5,8%, em 2021. Além disso, brasileiros com até 29 anos são os mais afetados pela falta de trabalho, com taxas superiores à média do contingente de desempregados no país.
“Esses dados demonstram uma problemática nacional que, aqui em Pernambuco, está sendo enfrentada com políticas integradas, com oferta de qualificação, com acesso a incentivos financeiros e muitas outras iniciativas reunidas em uma programação vasta para esta semana especialmente dedicada ao jovem que empreende ou que deseja ter a oportunidade de empreender”, comenta o secretário Sileno Guedes, titular da Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ) de Pernambuco.
O evento está sendo coordenado pela SDSCJ, por meio da Secretaria Executiva de Políticas para Criança e Juventude, com o apoio das secretarias estaduais da Mulher, de Cultura e de Trabalho, Emprego e Qualificação (Seteq) e de órgãos vinculados – a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) e a Agência de Empreendedorismo (AGE). Também estarão na Semana Estadual do Empreendedorismo Jovem o Centro Universitário Tabosa de Almeida (Asces-Unita), o Sebrae, o CIEE, a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e a co.liga, escola de economia criativa ligada à Organização dos Estados Iberoamericanos (OEI) e à Fundação Roberto Marinho. A programação completa está no site www.sdscj.pe.gov.br.
Nenhum comentário:
Postar um comentário