![]() |
Foto: Marcello Casal |
A inflação no Brasil subiu em junho e alcançou um acumulado de 11,89% em 12 meses, uma leve alta em relação aos 11,73% registrados no mês anterior - informam números oficiais divulgados nesta sexta-feira (8).
Os preços subiram 0,67% no mês passado, após um avanço de 0,47% em maio, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
A alta de junho foi influenciada, principalmente, pelo aumento de 0,80% no setor de alimentação e bebidas, que tem um grande peso no índice (21,26%), conforme a nota do instituto à imprensa.
"Os nove grupos de produtos e serviços estudados tiveram variação positiva em junho", acrescentou o IBGE.
Como muitos países, a maior economia da América Latina está lutando contra uma alta da inflação, a qual, em sua medição anual, mantém-se acima dos dois dígitos nos últimos dez meses.
Até agora, a inflação acumula um avanço de 5,49%, já acima da meta do Banco Central de 5% para todo ano.
Provocado pela guerra da Rússia na Ucrânia, o aumento dos preços dos combustíveis tem sido um dos fatores mais determinantes na alta dos preços.
Nos transportes, o grupo de maior peso no índice geral de inflação, a alta foi de 0,57%, o que representou uma desaceleração em relação ao mês anterior (1,34%).
O resultado foi "impactado pela queda de 1,20% nos combustíveis", detalhou o IBGE. Por AFP
Nenhum comentário:
Postar um comentário