Páginas

Publicado por Blog do Ivonaldo Filho

Publicado por Blog do Ivonaldo Filho //

quarta-feira, 24 de agosto de 2022

INSS faz alerta contra golpe da prova de vida

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) está alertando a população para que não caia em golpes envolvendo a prova de vida. O órgão recebeu nos últimos meses denúncias de que criminosos estão se passando por servidores e solicitam o envio de dados para evitar um suposto "bloqueio nos pagamentos" do benefício para obter dados pessoais dos beneficiários. O INSS informou que a prova de vida está suspensa até o dia 31 de dezembro deste ano.

A partir do próximo ano, o Instituto vai implementar mudanças no processo, quando passará a ser utilizada a base de dados públicos (incluindo governo federal, estadual e municipal), além de atos como votação nas eleições e vacinação para fazer o procedimento. Apesar da retomada, a realização da prova de vida não será mais uma obrigatoriedade por parte do cidadão, já que passará a ser feita de forma automática e de responsabilidade do próprio INSS.

De olho nas fraudes

O presidente do INSS, José Carlos Oliveira, durante o lançamento do novo formato da prova de vida em fevereiro deste ano, declarou que a medida tem o objetivo de evitar fraudes no pagamento de benefícios.

“A partir de agora, a obrigação de fazer a prova de vida é nossa, do INSS, com todas as bases de todos os órgãos do governo. Nós faremos a busca dessas bases, tanto no governo federal, estadual e municipal, e também em entidades privadas”, disse. Veja matéria na íntegra na Folha de Pernambuco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário