![]() |
Foto: Silveraço / Divulgação |
A caravana do Coco Raízes de Arcoverde inicia hoje turnê pelas regiões Sudeste e Sul do País, em comemoração aos seus 30 anos preservando a tradição do samba de coco de trupé, uma das maiores referências da cultura popular do Nordeste. A primeira das paradas são os shows e oficinas viabilizados pelo Sesc Pinheiros, Sorocaba e Itaquera, em São Paulo, respectivamente.
A estreia, nesta quarta-feira (7) às 15h30, tem apoio da Associação Ação Periférica de Sorocaba/SP, na praça do Sesc Pinheiros, onde o grupo volta a se apresentar no domingo (11). Outras agendas estão confirmadas para os dias 17 e 18 de setembro, em Sorocaba e Itaquera, às 16h e às 15h, no espaço Convivência do Sesc Sorocaba e no palco da praça de eventos do Sesc Itaquera.
"O trupé foi desenvolvido por Lula Calixto a partir de suas vivências musicais e consiste em uma rápida e forte batida dos pés no chão com tamancos de madeira, resultando em uma sonoridade percussiva. O samba e o folguedo são manifestações muito presentes na dança e na música do grupo, sempre marcados pelos ritmos do triângulo, pandeiro, surdo e ganzá, que dão destaque aos ritmos do grupo", destaca o mestre Assis Calixto.
Nas letras das canções, a simplicidade e as mensagens positivas embalam, de maneira divertida, o som frenético do coco ritmado. "Nosso recorte cultural do trabalho autoral é original, uma vez que o som produzido e divulgado pelo grupo foge dos padrões estilizados de coco e música nordestina em geral", acrescenta o mestre Damião Calixto. Por Juliano Muta/Folha de Pernambuco.
Nenhum comentário:
Postar um comentário