Da Redação do Blog Ricardo Antunes — A Secretaria de Saúde de Pernambuco divulgou, nesta quinta-feira (1º), mais uma atualização dos casos notificados envolvendo a varíola dos macacos.
O Centro de Informações Estratégicas de Vigilância à Saúde (Cievs-PE) contabiliza, até o momento, 502 notificações, sendo 351 casos que ainda estão em investigação, 42 confirmados e 109 casos descartados.
Com a nova atualização, Pernambuco confirmou a transmissão comunitária do vírus monkeypox no estado.
Do total das notificações, 42 pacientes tiveram confirmação laboratorial para a varíola dos macacos e envolvem pessoas residentes nos municípios de Recife (27), Jaboatão dos Guararapes (4), Paulista (2), Olinda (2), Caruaru (2), Petrolina (1), Camaragibe (1), Surubim (1), São José do Egito (1) e Condado (1).
As faixas etárias são: 20 a 29 (18), 30 a 39 (14), 40 a 49 (8) e 60 e mais (2). São 36 casos em pessoas do sexo masculino e 6 do sexo feminino. Dos novos casos confirmados, todos estão em isolamento domiciliar.
“A transmissão comunitária da doença acontece quando não é mais possível identificar a origem da infecção. Esse estágio já era esperado, visto que diversos estados do país já confirmaram a circulação sustentada e a disseminação autóctone do vírus.
Do ponto de vista da vigilância epidemiológica, permanecem todas as ações de monitoramento e acompanhamento dos casos, assim como a obrigatoriedade da notificação compulsória pelos serviços de saúde”, afirma a secretária executiva de Vigilância em Saúde, Patrícia Ismael.
Nenhum comentário:
Postar um comentário