Páginas

Publicado por Blog do Ivonaldo Filho

Publicado por Blog do Ivonaldo Filho //

segunda-feira, 19 de setembro de 2022

Meirelles, Boulos, Marina: quem são os ex-candidatos à Presidência que apoiam Lula no 1º turno?

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSB), da Coligação Brasil da Esperança, participaram de encontro com candidatos à Presidência da República em outras eleições, na manhã desta segunda-feira (19), em São Paulo (SP). O encontro reuniu ex-candidatos que disputaram o cargo no Palácio do Planalto por diferentes partidos, desde siglas mais à esquerda, como o PSOL, a legendas ligadas à centro-direita, como o MDB. A presença que chamou mais a atenção foi de Henrique Meirelles, ex-presidente do Banco Central no governo Lula.

"Na minha vida pessoal e profissional, sempre me baseei em fatos. As opiniões são importantes e a política é fundamental, porque define a vida de todos nós, mas me atenho a fatos específicos, que mostram uma comparação brutal. Nesse período, mais de 10 milhões de empregos foram criados no Brasil. Isso não é questionável, é fato. Cerca de 40 milhões saíram da pobreza. Isso mudou o Brasil por um longo tempo. Tivemos um crescimento médio de 4% nesse período (...). Eu sei o que funciona e o que pode funcionar no Brasil", afirmou Meirelles sobre os anos de governo de Lula e do PT.

Lula afirmou que "a reunião representa a vontade das pessoas em recuperar a democracia em nosso país". O petista disse ainda que é preciso "restabelecer a soberania na plenitude". "É preciso redefinir o papel de cada um. As insituições estão desmontadas e desmoralizadas. Vamos ter que discutir esse tal de Orçamento Secreto. Vamos ter que fazer muita conversa e muita reunião para resolver o problema do Orcamento Secreto", declarou.

"Eu sempre tentei trabalhar para ganhar no primeiro turno, mas sempre havia alguém que não deixava eu ganhar. Outra vez, estou trabalhando para ganhar no primeiro turno. Cada gesto meu é na perspectiva de mostrar pra sociedade que eu quero ganhar", disse Lula. "Por isso, vou trabalhar. Estou muito feliz com o comício que fizemos em Curitiba, um lugar especial na minha vida. O retorno à Curitiba foi uma coisa que a cidade não vai esquecer por muito tempo." A informação é do Brasil de Fato.

Leia a lista dos ex-presidenciáveis que declararam apoio a Lula:

Cristovam Buarque, candidato pelo PDT, em 2006;

Geraldo Alckmin, candidato pelo PSDB, em 2006 e em 2018;

Marina Silva, candidata pelo PV, em 2010, pelo PSB, em 2014, e pela Rede, em 2018;

Luciana Genro, candidata pelo PSOL, em 2014;

Guilherme Boulos, candidato pelo PSOL, em 2018;

Fernando Haddad, candidato pelo PT, em 2018;

Henrique Meirelles, candidato pelo MDB, em 2018;

João Goulart Filho, candidato pelo PPL, em 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário