Páginas

terça-feira, 13 de setembro de 2022

Ministério da Saúde amplia público de vacinas contra meningite e HPV

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil
A partir do mês de setembro, meninos de 9 a 14 anos poderão tomar a vacina HPV, além disso, temporariamente, a vacina meningocócica ACWY também será ofertada para adolescentes não vacinados de 11 a 14 anos. As imunizações acontecem após ampliação do público divulgada pelo Ministério da Saúde.

A vacina contra meningite já estava disponível para adolescentes de 11 e 12 anos e, a partir de agora, até junho de 2023, adolescentes de 13 e 14 anos também poderão se vacinar. Já para a vacina HPV, a mudança é permanente e inclui meninos de 9 e 10 anos de idade, entre o público adolescente que já tinham indicação de receber a vacina. Desta forma, iguala a indicação da vacina para meninos e meninas, permitindo a vacinação contra HPV de qualquer pessoa de 9 a 14 anos de idade, independentemente do sexo.

A Pasta já distribuiu aos estados a vacina meningocócica ACWY (Conjugada) e a indicação é tomar uma dose ou reforço, conforme situação vacinal, para adolescentes de 11 a 14 anos. A faixa etária em maior risco de adoecimento para a doença é a de crianças menores de um ano de idade, no entanto, os adolescentes e adultos jovens são os principais responsáveis pela manutenção da circulação da doença. (Diário de Pernambuco)

Nenhum comentário:

Postar um comentário