O Governo de Pernambuco, por meio da Secult-PE e da Fundarpe, anuncia o resultado final do Edital Funcultura Microprojeto Cultural 2021-2022. Em sua quarta edição, o edital recebeu 160 inscrições, das quais 43 foram selecionadas. Ao todo, serão R$ 640 mil distribuídos para o fomento de projetos culturais propostos e voltados para jovens. Veja aqui a lista com o resultado.
Criado em 2018, o edital do Microprojeto Cultural tem a proposta de incentivar a produção de atividades artístico-culturais de baixo orçamento. A iniciativa surgiu dentro da lei que reformulou o Sistema de Incentivo à Cultura (SIC) e caracteriza-se por ser um edital simplificado em sua forma de apresentação e de prestação de contas, sendo voltado para pessoa física, jurídica sem fins lucrativos ou microempreendedor individual (MEI). A intenção do edital é contemplar iniciativas de indivíduos, grupos e coletivos, formados por jovens (18 a 29 anos) de baixa renda, principalmente, de regiões ou cidades pernambucanas com baixo Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDH-M).
“O edital do Microprojeto Cultural já se consolidou como uma importante ferramenta da política cultural do Estado, pois, de maneira simplificada, ele permite que novos proponentes, às vezes aprovando projetos pela primeira vez, elaborem projetos, a partir das demandas de suas comunidades, iniciativas voltadas para fomentar a cena cultural desses territórios”, destaca o secretário estadual de Cultura, Oscar Barreto.
Oscar reforça que esse é o primeiro resultado dos editais do Funcultura deste ano. Até a primeira quinzena de dezembro, a Secult-PE e a Fundarpe publicarão os resultados dos editais da Música, do Audiovisual e do Edital Geral do Funcultura, que somados representarão cerca de R$ 29 milhões em incentivo à produção cultural pernambucana.
Nenhum comentário:
Postar um comentário