Dentro das ações previstas pelo Plano Estadual do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (PELLLBs), a Secretaria de Cultura de Pernambuco (Secult-PE) realiza, entre os dias 17 e 21 de outubro, a oficina Editoração Independente de Livros, em Afogados da Ingazeira (Sertão do Pajeú). A atividade, que é gratuita, acontecerá na Faculdade do Sertão do Pajeú (FASP) e contará com mediação do editor e escritor pernambucano Fred Caju. Para participar, os interessados deverão se inscrever pelo oficinas.pelllb@gmail.com.
A oficina tem como objetivo mostrar as etapas de editoração de um livro. Os participantes que procuram montar ou que já possuam alguma experiência na área terão contato com práticas do universo editorial, desde o recebimento do texto original de autoras e autores até a sua publicação. Além de apresentar e discutir referências bibliográficas, durante as aulas também serão apresentadas ferramentas de edição em softwares e serviços livres — seja para preparar o texto, seja para os cuidados em desenho gráfico.
"Nossa atividade é centrada no modus operandi artesanal do livro, onde encadernações clássicas e experimentais se encontram na encruzilhada. Nada impede a presença de pessoas interessadas em outros tipos de publicação, como e-books e livros rodados em gráficas, porém a oficina é uma oficina alinhada à uma perspectiva de sustentabilidade ambiental, por isso tem como base o objeto-livro artesanal, onde o controle de insumos e o uso responsável do papel pode ser melhor gerenciado, além de torná-la mais acessível a mais camadas de público", diz Caju.
Nenhum comentário:
Postar um comentário