Páginas

sexta-feira, 9 de dezembro de 2022

Brasil enfrenta Croácia por vaga na semifinal da Copa do Mundo 2022

Foto: Lucas Figueiredo
De acordo com a Folha de Pernambuco, há quem torça para uma semifinal entre Brasil e Argentina. Outros queriam ver um novo encontro com a Holanda. Os mais ansiosos e empolgados já imaginam uma decisão com a França, para dar o troco de 1998, edição em que a Canarinho foi vice para os franceses. Ou a Inglaterra, para vencer os inventores do futebol. Até mesmo Portugal, em um embate envolvendo Neymar e Cristiano Ronaldo. Os cenários são diversos, mas só existirão na realidade se a Seleção cumprir seu papel no desafio do presente. E ele tem nome: Croácia. Esse é o adversário brasileiro nesta sexta (9), pelas quartas de final da Copa do Mundo 2022, às 12h (de Brasília), na Cidade da Educação.

Superar o cansaço

Em 2018, a Croácia disputou por três vezes a prorrogação. Nas oitavas e nas quartas, levou a decisão para as penalidades, superando Dinamarca e Rússia, respectivamente. Nas semifinais, também no tempo extra, venceu a Inglaterra por 2x1. Neste Mundial, no primeiro mata-mata, os croatas também passaram dos 120 minutos e, nos pênaltis, venceram o Japão.

"Talvez esteja escrito no céu que a Croácia tem que vencer assim", afirmou o zagueiro Dejan Lovren. O técnico Zlatko Dalic tem costumeiramente elogiado a Seleção e, ao falar do favoritismo do Brasil no confronto, usou até uma comparação populacional para reforçar a disparidade. "Somos quatro milhões de croatas. O que fizemos nos últimos anos é um milagre. Somos como um bairro de uma cidade brasileira".

Melhor do mundo em 2018, o meia Luka Modric pediu cuidado especial para um companheiro seu de Real Madrid, o atacante Vinícius Júnior. "Ele é excelente jogador, pessoa muito boa. Tem muita capacidade física e desde que ele entrou no Real, ele demonstra isso no clube em todos os jogos e também no vestiário. Ele está fazendo a mesma coisa nesta Copa. Temos difícil missão de tentar pará-lo", afirmou o croata.

Será a terceira vez que Brasil e Croácia se enfrentam em Copa. Nas outras duas, a Canarinho venceu, sendo 1x0 em 2006 e 3x1 em 2014, ambas na estreia da fase de grupos.

Ficha técnica

Brasil
Alisson; Éder Militão, Thiago Silva, Marquinhos e Danilo; Casemiro, Lucas Paquetá e Neymar; Raphinha, Richarlison e Vini Junior. Técnico: Tite

Croácia
Livakovic; Juranovic, Lovren, Gvardiol e Barisic; Brozovic, Modric e Kovacic; Kramaric, Petkovic e Perisic (Orsic). Técnico: Zlatko Dalic.

Local: Cidade da Educação (Doha, Catar)
Horário: 12h
Árbitro: Michael Oliver (ING). Assistentes: Stuart Burt e Gary Beswick (ING)
VAR: Pol Van Boekel (HOL)
Transmissão: Globo, SporTV, Cazé TV (Twitch e Youtube)

Nenhum comentário:

Postar um comentário