Páginas

Publicado por Blog do Ivonaldo Filho

Publicado por Blog do Ivonaldo Filho //

quinta-feira, 8 de dezembro de 2022

TJPE e Corpo de Bombeiros lançam Projeto Salvar, que busca a reinserção no mercado de trabalho de jovens do sistema socioeducativo

O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), em parceria com o Corpo de Bombeiros da Policia Militar do Estado de Pernambuco, lançou nesta quarta-feira (7/12), o Projeto Salvar. O objetivo da iniciativa, que conta com o apoio da Coordenadoria da Infância e Juventude do Estado (CIJ), é formar jovens que cumprem medidas socioeducativas, em liberdade assistida, nas atividades de brigadistas mirins, socorristas e guardiões de piscinas. Por meio da ação, a proposta é reinserir esses jovens no mercado de trabalho, promovendo a sua convivência social e comunitária.

A primeira turma será formada por 28 jovens, que irão receber aulas teóricas do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de Pernambuco na Escola Judicial (Esmape) do TJPE, nos dias 15 e 16 de dezembro. As aulas de salvamento aquático serão realizadas nos dias 20 e 21 de dezembro, no Compaz Ariano Suassuna. Em seguida serão agendadas as aulas práticas na Escola de Formação Militar do Corpo de Bombeiros, e depois marcada uma visita técnica ao Fórum Desembargador Rodolfo Aureliano. Após a formatura, os jovens irão atuar, inicialmente, no âmbito do Judiciário estadual pernambucano, nas assistências militares dos prédios.

O projeto foi desenvolvido pela primeira vez entre 2005 e 2006 por iniciativa do juiz titular da 2ª Vara da Infância e Juventude da Capital, Élio Braz. Baseado na experiência exitosa do projeto, o atual presidente do TJPE, desembargador Luiz Carlos de Barros Figueirêdo, resolveu colocá-lo em prática novamente buscando mais parcerias e implementando o seu modelo. Para isso convidou a servidora Fernanda Godoy, que coordena o programa.

“Com essa iniciativa buscamos dar mais uma possibilidade de escolha profissional para esses jovens ao terem noções básicas, teóricas e práticas, sobre o trabalho desenvolvido pelo Corpo de Bombeiros. É importante que eles tenham o máximo de conhecimento possível sobre diversas profissões para que possam escolher a que mais condiz com a sua personalidade e desejo de realização no mercado trabalho. Esse trabalho não seria possível sem o apoio das servidoras Angela Camarotti, Sara Lima e Cynthia Nery e também do tenente-coronel Eduardo Rodrigues”, destacou Fernanda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário