Milhares de extremistas bolsonaristas invadiram e depredaram o Congresso Nacional, o Palácio do Planalto e a sede do STF (Supremo Tribunal Federal) na tarde deste domingo (8).
O efetivo policial não conseguiu conter os terroristas que invadiram os prédios dos três Poderes, muitos deles munidos com máscaras de gás e capacetes —indícios de que o ataque foi planejado.
A invasão —transmitida em lives por bolsonaristas radicais— teve início por volta das 15h e, até as 17h30, a situação não havia sido controlada. A polícia lança bombas de efeito moral e de gás lacrimogêneo para desocupar os prédios dos Três Poderes.
- Os terroristas atacaram primeiro o prédio do Congresso Nacional.
- Enfrentaram policiais que mantinham bloqueios na área, subiram a rampa do Congresso e, em seguida, tomaram as famosas cúpulas.
- Quebraram a vidraça do Salão Nobre do Congresso e conseguiram entrar, apesar da resistência da Polícia Legislativa.
- Depois disso, um grupo se dirigiu ao Palácio do Planalto e invadiu o prédio. Policiais formaram uma barreira para impedir acesso ao interior do edifício, de onde despacham o presidente da República e vários ministros.
- O STF foi invadido e teve o plenário depredado --a porta do gabinete do ministro Alexandre de Moraes foi arrancada.
Os manifestantes conseguiram subiram a rampa do Planalto, onde o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu a faixa presidencial há uma semana.
Lula não está em Brasília. Ele viajou para Araraquara, no interior de São Paulo, para avaliar o impacto das chuvas que atingiram a região nos últimos dias. (Fonte:UOL)
Nenhum comentário:
Postar um comentário