A equipe do Núcleo de Conciliação (Nupemec) do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) realizou, na manhã desta quarta-feira (8/2), o III Encontro dos Líderes Comunitários, no Plenário da 1ª Vara do Tribunal do Júri da Capital, no Fórum Desembargador Rodolfo Aureliano. Presidido pelo coordenador-geral do Nupemec, desembargador Erik Simões, o evento teve como objetivo incentivar a resolução de conflitos de forma consensual por meio da conciliação atuando na pacificação social e especificar as diversas ações sociais promovidas pelo Núcleo em todo o estado. Participaram do encontro cerca de 20 líderes comunitários do Recife e da Região Metropolitana.
“Para que nosso trabalho atinja o maior número de pessoas possível nas comunidades e da forma mais precisa e eficaz é muito importante essa interação do Judiciário com os líderes comunitários para sabermos exatamente o que cada localidade necessita. Por meio de encontros como esse e através das demandas que vocês nos enviam é que poderemos aperfeiçoar nosso trabalho diariamente. Vamos até as comunidades por meio do ônibus da Justiça Itinerante e dispomos de outra série de serviços que funcionam no Tribunal que podem auxiliar o cidadão em questões de direito do consumidor, partilha de bens, dívidas de mensalidades escolares, débitos com planos de saúde, entre outros, e também pedidos de divórcio, guarda de filhos, pensão alimentícia e dissolução de união estável, além de promovermos casamentos coletivos”, especificou o coordenador-geral do Nupemec, desembargador Erik Simões.
Um dos líderes da comunidade do UR-3, do bairro do Ibura, João Américo, falou da satisfação em participar da reunião. “Quero registrar minha alegria em estar aqui sendo ouvido pela Justiça e por essa abertura de diálogo realizada por meio do Nupemec no atendimento ao cidadão pelo Poder Público. Quero parabenizar toda a equipe do Núcleo, que sempre nos atende com presteza, e pelo diálogo com uma linguagem simples e direta com todos, nos permitindo esse acesso efetivo na resolução das nossas demandas”, pontuou.
A diretora-executiva do Nupemec, Tarciana Chalegre, apresentou a equipe que atua no Núcleo, formada por oito gerências. A servidora falou da relevância da função dos líderes comunitários no trabalho da Justiça em divulgar para os cidadãos os serviços que eles têm à disposição. “Vocês representam a voz da comunidade e a nossa missão hoje é aproximar o Poder Judiciário dos cidadãos. É importante sabermos se de fato, dentro da nossa área de atuação, os nossos programas estão atendendo às comunidades e o que podemos aperfeiçoar no nosso trabalho”, observou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário