O governo federal relançou, nesta quarta-feira(22), o Programa de Aquisição de Alimentos(PAA), em uma solenidade no ginásio de esportes Geraldo Magalhães - "Geraldão", no Recife.
O anúncio foi recebido com entusiasmo e boas expectativas pelos agricultores familiares e representantes dos movimentos populares que estavam participando do evento.
Para Denise Alves dos Santos, trabalhadora acampada no Acampamento São Francisco de Assis, no município de Vitória de Santo Antão, em Pernambuco, a retomada do programa é muito mais do que uma ação do poder público. Significa a esperança de gerar renda com o próprio trabalho e fortalecer uma rede de distribuição de alimento saudável.
"A gente quer ter esse incentivo de poder mostrar para as pessoas o que é ter uma alimentação saudável na sua casa, seja no café da manhã, no almoço ou no jantar. E nós, do campo, providenciamos isso para as pessoas que estão na cidade."
O agricultor familiar Dorézio Plácido da Silva, da cidade de Orobó, no agreste pernambucano, fez questão de comparecer ao ato para conferir de perto a retomada do programa, uma das pautas centrais da população que vive no campo.
Ele explica que o funcionamento do PAA favorece, entre outros objetivos, a garantia de que o agricultor vai permanecer no campo e terá condições financeiras de cuidar da própria terra.
"Muitas vezes, a gente produz e não tem para quem vender a produção. Vai para o Recife, para o Ceasa e fica muito difícil. Com o PAA, a gente tem a certeza de que vai produzir e ter a venda garantida". (Brasil de Fato)
Nenhum comentário:
Postar um comentário