A série de participações de representantes de Pastas do Executivo foi encerrada com a presença do ministro do Desenvolvimento Regional, Waldez Góez. O representante do governo federal marcou presença na XXIV Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios na manhã desta quinta-feira, 30 de março. Ações que possam socorrer os Municípios na gestão de risco e o anúncio da retomada de políticas como, por exemplo, o programa Água para Todos, estiveram entre os principais pontos da apresentação do palestrante.
O ministro foi recebido pela terceira vice-presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Rosiana Beltrão, que também é prefeita da cidade de Feliz Deserto (AL). No ano passado, o Município foi bastante afetado por enchentes, e o acontecimento foi lembrado pela municipalista, que enfatizou problemas vivenciados pela população até o momento em consequência do fenômeno climático. “Eu sofri duas enchentes seguidas, sendo uma devastadora. Até hoje temos pessoas desabrigadas com as enchentes de maio do ano passado”, recordou a prefeita ao pedir apoio aos Municípios que sofrem com enchentes e seca.
Nesse sentido, a representante da Diretoria da CNM enfatizou a necessidade de ampliar a operação e questionou o ministro sobre o que pode ser feito para que mais cidades sejam atendidas. Em resposta, o ministro sinalizou que o governo federal está trabalhando para tornar a assistência permanente e anunciou a retomada do programa Água para Todos, com previsão de um novo lançamento já no próximo mês.
“A Operação Carro-pipa está há 20 anos como uma medida emergencial. A gente vai discutir como uma política pública. O presidente Lula vai lançar o programa Água para Todos, provavelmente em Abril, e será para atender o Brasil inteiro e com todas as tecnologias aplicadas. Paralelamente, temos que continuar dando assistência com a Operação Carro-pipa para se tornar uma política pública e não apenas emergencial. A transposição do Rio São Francisco deve ganhar mais força nos próximos meses”, pontuou. Por: Allan Oliveira. Da Agência CNM de Notícias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário