Conscientizar comerciantes e consumidores sobre a presença de agrotóxicos em produtos orgânicos. Com este propósito, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE), por meio do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Consumidor (CAO Consumidor); e a Agência de Defesa e Fiscalização de Pernambuco (Adagro), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), promoveram na manhã do último sábado (18), ação da Semana do Consumidor, na Praça de Casa Forte.
A iniciativa, que faz parte do Projeto Rastreabilidade e Monitoramento de Resíduos de Agrotóxicos em Produtos Orgânicos, visa sensibilizar sobre os riscos que os agrotóxicos representam tanto para quem o utiliza na plantação, quanto para quem o consome em alimentos contaminados, bem como destacar as vantagens de produzir alimentos saudáveis.
"O evento foi importante, pois agregou vários órgãos públicos e instituições ligadas à questão da comercialização de produtos orgânicos no Estado. A parceria com a Adagro é essencial, visto que faz a coleta e relatório das análises que são realizadas pelo Instituto de Tecnologia de Pernambuco (ITEP)", frisou a Coordenadora do CAO Consumidor, a Promotora de Justiça Liliane da Fonseca Lima Rocha. Ela ressaltou, ainda, que a ação demonstra a constante necessidade de um trabalho articulado com uma rede de parceiros, o que potencializa a prestação de serviços aos consumidores.
Além do MPPE e Adagro, também participaram da iniciativa, representantes do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), da Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa) e da Comissão de Produção Orgânica (CPOrg).
Nenhum comentário:
Postar um comentário