Páginas

Publicado por Blog do Ivonaldo Filho

Publicado por Blog do Ivonaldo Filho //

quarta-feira, 15 de março de 2023

Produtores de aves de Pernambuco querem prevenção contra gripe aviária

Produtores da avicultura, representantes das entidades do setor e Governo de Pernambuco formaram um Grupo de Trabalho (GT) para discutir formas de monitorar e fiscalizar as aves de Pernambuco. Já houve quatro reuniões do GT. A medida é uma maneira de discutir protocolos para prevenir o Estado contra a gripe aviária, uma doença considerada de alto risco para os animais e que pode impor uma barreira sanitária na comercialização de produtos avícolas, tanto no mercado interno como externo. Segundo o Ministério da Agricultura, Uruguai, Chile, Argentina, Bolívia, Peru e Equador já têm casos confirmados da doença.

Não há casos de influenza aviária no Brasil, mas, a decisão é reforçar todos os cuidados. Mais de 60 municípios produzem aves no Estado e geram 160 mil empregos. A Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária do Estado de Pernambuco (Adagro) informa que o Estado é o quarto maior produtor de ovos, o maior produtor de frangos do Nordeste e oitavo do Brasil. São 12 milhões de ovos por dia e 14 milhões de frangos por mês, de modo que a transmissão da influenza para as aves locais causaria enormes prejuízos.

Existe a expectativa de se criar até uma campanha publicitária para esclarecer os produtores sobre o tema. Um dos pontos que preocupa, neste momento, são as criações clandestinas. Segundo o secretário estadual de Agricultura, Desenvolvimento Agrário, Pecuária e Pesca, Aloísio Ferraz, a melhor medida para combater a influenza é a prevenção. (Folha de Pernambuco)

Nenhum comentário:

Postar um comentário