A 8ª edição da Mostra Pajeú de Cinema - MPC acontece de 18 de abril a 6 de maio no Sertão do Pajeú, nas cidades de Afogados da Ingazeira, Carnaíba, Iguaracy, Ingazeira, Solidão e Quixaba.
A edição apresenta 63 produções entre curtas e longas-metragens. Além das exibições, a programação da mostra conta com oficina, rodas de diálogos e encontros.
A programação completa da 8ª MPC está disponível no site www.mostrapajeudecinema.com.br. Todas as atividades são gratuitas.
Os 63 filmes estão divididos em 18 programas compondo a programação de curtas e longas-metragens com exibições em comunidades, escolas municipais e no Cine São José. Em mais uma edição, a MPC conta com um recorte de filmes de diferentes regiões do país, com abordagens e temáticas diversas e atuais para públicos de todas as idades. Contemplando ainda a diversidade nas questões de raça/etnia e gênero, apresentando obras de realizadores (as) negros (as) e pardos (as), indígenas e brancos (as), mulheres, homens, travesti e não binárie.
A curadoria da 8ª edição é composta por Bruna Tavares, sócia fundadora da Pajeú Filmes, produtora de conteúdo audiovisual e produção cultural; William Tenório, fotógrafo e realizador audiovisual, sócio fundador da Pajeú Filmes, André Dib, crítico, pesquisador e curador de cinema; e Kênia Freitas curadora e programadora do Cinema do Dragão (CE). "Estamos muito felizes com a programação da 8º MPC. Esse ano tivemos inscrições de filmes de todas as regiões do país e conseguimos compor uma programação bem diversa nos recortes de gênero, raça/etnia e região. Entendemos o cinema como uma janela para o mundo, mas também percebemos a importância do nosso público se sentir representado na tela." Explica Bruna Tavares, integrante da equipe de curadoria da mostra.
A novidade desta edição é a extensão das itinerâncias. Pela primeira vez, a MPC chega à cidade de Quixaba, no sertão do Pajeú. Serão dois dias de exibições na cidade, além de atividades formativas. A mostra também vai às ruas de Afogados da Ingazeira, com exibições na zona rural, na Comunidade da Queimada Grande, e na periferia, no Conjunto Habitacional Laura Ramos. "Nossa proposta é de aproximação com o público que não tem acesso às salas de cinema. Queremos mostrar um pouco do cinema produzido no país e convidá-los a ocupar o Cine São José conosco." Explica William Tenório, diretor geral da mostra.
A 8ª MPC é uma realização da Pajeú Filmes e conta com o incentivo do Funcultura, apoios da Gerência Regional de Educação do Alto Pajeú, da Rádio Pajeú/Cine São José, das prefeituras de Afogados da Ingazeira, Carnaíba, Iguaracy, Ingazeira, Solidão e Quixaba.
Ibitiranga - Carnaíba
15h30 - Escola Domingos Jacinto Ferreira
Roda de Diálogo: Novos protagonistas nas construções audiovisuais. - Participação: Cíntia Lima)
19h - Praça Pedro Bezerra
Exibição Mostra de Curtas
SEED (SP, 2021, 2’), de Flávia Rabachim e Fabrício Rabachim
Faísca (SP, 2021, 5'), de Luca Tarti e Paulo Lima
Ainda restarão robôs nas ruas do interior (SP, 2022,14'), de Guilherme Xavier Ribeiro
Fantasma neon (RJ, 2022, 20'), de Leonardo Martinelli
Lugar de Ladson (SP, 2022, 21'), de Rogério Borges
21 de abril (sexta-feira)
Ibitiranga - Carnaíba
19h - Praça Pedro Bezerra
Exibição Mostra de Curtas
Shazen (SP, 2021, 2’), de Maiara Araújo
Ton-Ton dente de leão (SP, 2021, 2’), de Ariédhine Carvalho
Teo, o menino azul (SP, 2022, 11’), de Hygor Amorim
São Marino (SP, 2022, 20'), de Leide Jacob
Soteropolitanas (BA, 2022, 23’), de Vânia Alves Smith Lima
Nenhum comentário:
Postar um comentário