Desenvolvida pela Pfizer, a vacina bivalente contra a Covid-19 agora poderá ser aplicada em todas as pessoas com 18 anos ou mais no Brasil. A novidade foi anunciada pelo Ministério da Saúde na noite desta segunda-feira (24).
Em nota, o Governo de Pernambuco confirmou a ampliação da dose de reforço e disse que “os municípios podem avançar de acordo com a disponibilidade de doses em estoque”.
Jaboatão dos Guararapes foi o único município da Região Metropolitana do Recife que informou um esquema de vacinação até o momento.
A reportagem da Folha de Pernambuco pediu ao governo um levantamento do número de dosagens por município, para saber quais estariam aptos ao novo processo, mas não teve respostas até a veiculação desta matéria. Foi informado que quase um milhão de doses da bivalente foram entregues aos municípios e que cerca de 232.000 mil foram aplicadas.
A diferença desse imunizante é que ele também garante proteção contra a variante Ômicron e suas subvariantes, sendo produzido a partir de mutações do coronavírus.
Deve receber o novo reforço quem tomou, pelo menos, duas doses monovalentes, tendo recebido a última há quatro meses, no mínimo. Quem estiver com a vacinação de reforço atrasada, também deverá tomar. Por Ana Beatriz Venceslau.
Nenhum comentário:
Postar um comentário