Em pronunciamento em rede nacional de rádio e televisão, realizado neste domingo (7/5), a ministra da Saúde, Nísia Trindade, fez um alerta sobre a necessidade de a população continuar se vacinando contra a covid-19. A ministra abordou a recente declaração da Organização Mundial da Saúde (OMS) de que não considera mais a covid-19 uma emergência de saúde pública global.
“Depois de termos passado por um período tão doloroso, nosso País recebe essa notícia com esperança. Ainda vamos conviver com a covid-19, que continua evoluindo e sofrendo mutações”, declarou. E seguiu fazendo o alerta: “É hora de intensificar a vacinação. As hospitalizações e óbitos pela doença ocorrem principalmente em indivíduos que não tomaram as doses de vacina recomendadas”.
A ministra celebrou a redução progressiva do número de hospitalizações e óbitos no Brasil como resultado da proteção da população pelas vacinas. Segundo ela, há uma mudança de cenário do modo de emergência para o enfrentamento continuado, como parte da prevenção e controle de doenças infecciosas.
“Infecções pelo vírus SARS-COV2 vão continuar e devemos manter cuidados. Portanto, sistemas de vigilância, diagnóstico, redes de assistência e vacinação precisam ser fortalecidos”, explicou Nísia Trindade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário