O quilombo das Águas Claras, localizado a 12 km do centro do município de Triunfo, no Sertão pernambucano, abrirá, neste sábado (6,) o seu 1° Ponto de Inclusão Digital Quilombola Anísio Preto. A criação é uma homenagem ao morador mais velho da comunidade, Anísio, de 98 anos, que foi o responsável pela articulação, em colaboração com o poder público, para a oficialização do quilombo.
A ação, organizada em cooperação entre o Projeto PeBa e a Associação de Agricultores e Agricultoras do Sítio das Águas Claras, busca beneficiar os 300 moradores da comunidade, que não possuem acesso à internet.
Em expedição feita pelo PeBa, a arte-educadora Williany Amaral e o fotógrafo Sérgio Figueirêdo, idealizadores do projeto, identificaram a carência no acesso aos meios digitais para desenvolver e viabilizar os projetos culturais produzidos naquela localidade.
A expedição durou cerca de um mês e percorreu 3.300 quilômetros, saindo de Pernambuco, passando por comunidades remanescentes de quilombos, assentamentos, feiras livres e praças de pequenos municípios, e chegando até a cidade de Salvador, na Bahia.
Nos locais visitados, além da exposição de fotos, foram realizadas oficinas de contação de histórias e de confecção de bonecas Abayomi, ministradas pela arte-educadora Williany.
Em sua primeira fase, o projeto em Triunfo irá instalar 10 computadores usados que foram doados pela CMTECH, empresa pernambucana que compõe o parque tecnológico do Porto Digital.
Na sequência, o PeBa promoverá rifa solidária de um quadro fotográfico com impressão em fineart assinado pelo idealizador Sérgio Figueiredo, para garantir a compra de teclados, mouses e cobrir demais despesas relativas à instalação dos equipamentos.
Os interessados em adquirir a rifa no valor de R$ 25 podem efetuar o pix cuja chave é pebacultura@gmail.com.
O sorteio será realizado na próxima segunda (8), às 20h, com transmissão ao vivo pelo instagram @projetopeba. Por Portal Folha de Pernambuco.
Nenhum comentário:
Postar um comentário