O ex-presidente Jair Bolsonaro foi declarado inelegível por oito anos nesta sexta-feira (30) por "abuso de poder", por ter divulgado desinformação sobre o sistema eleitoral antes de sua derrota para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
A inabilitação política deixa Bolsonaro, de 68 anos, fora das próximas eleições presidenciais de 2026 e pode abrir uma disputa pela liderança da direita no Brasil, por enquanto sem alternativas claras.
A decisão do Tribunal Superior Eleitoral, por 5 votos a favor e 2 contra, deixa Bolsonaro fora das presidenciais de 2026, o que pode iniciar uma corrida pela sucessão da liderança da direita no país. A defesa do ex-presidente antecipou, no entanto, que irá recorrer.
Na quarta e última sessão do julgamento, votaram os últimos três juízes. Para uma condenação por "abuso de poder" e "uso indevido dos meios de comunicação", era necessária uma maioria do plenário (ao menos 4 de 7 votos).
Bolsonaro, ausente de todas as sessões do julgamento, que começou na semana passada na sede do TSE em Brasília, também não compareceu nesta sexta-feira. Por AFP.
Nenhum comentário:
Postar um comentário