Páginas

Publicado por Blog do Ivonaldo Filho

Publicado por Blog do Ivonaldo Filho //

segunda-feira, 24 de julho de 2023

Cemitério de carros elétricos na China viraliza e especialistas alertam sobre o impacto na natureza

A China se tornou uma potência mundial na fabricação e vendas de veículos elétricos, mas o aumento da produção destes carros vem tendo um efeito negativo no país: a criação de "cemitérios" de automóveis abandonados. As imagens destes verdadeiros cemitérios vêm viralizando em todo o mundo e colocam em pauta uma grande dúvida sobre o assunto, que são os custos de manutenção das baterias ao final da vida útil dos carros.

Um fato que chama atenção é que muitos deles parecem novos. Num dos cemitérios de veículos elétricos flagrados na China há mais de 10 mil carros elétricos abandonados. Todos os modelos são na cor branca, de diversas marcas, como Geely Kandi K10 EV, o Neta V e BYD, cuja produção é recente. Incluisve, muitos ainda mantém os plasticos cobrindo seus assentos.

Teorias para o cemitério

A pergunta principal é: por que tantos desses carros elétricos novos estão sendo abandonados na China? Uma teoria defendida pelo youtuber sul-africano Winston Frederick, mais conhecido como Serpentza, que viveu por 14 anos na China, que publicou um vídeo sobre o assunto em seu canal, aponta para um possível esquema fraudulento de vendas infladas. Quanto maior a produção, mais carros são contados nos relatórios enviados pelas empresas ao governo da China para recebimento de subsídios.

Para Serpentza, os vários cemitérios de carros elétricos espalhados pela China nada mais são do que um golpe de investimento, no qual os golpistas prometem ganhos acima da média do mercado com pequenos riscos para o investidor. Os milhares de carros elétricos novos e devidamente emplacados, prontos para rodar, mas apodrecendo nos pátios, seriam fruto de um esquema de vendas fictícias. Por Juliana Gomes/Folha de Pernambuco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário