Páginas

Publicado por Blog do Ivonaldo Filho

Publicado por Blog do Ivonaldo Filho //

segunda-feira, 17 de julho de 2023

Fundarpe celebra 50 anos de preservação e fomento ao patrimônio cultural de Pernambuco

A Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) celebra, nesta segunda-feira (17), os 50 anos de sua criação, no dia 17 de julho de 1973. A instituição é reconhecida por ter uma forte história ligada à preservação e a salvaguarda do patrimônio cultural e dos monumentos históricos e artísticos, bem como à implementação e execução de ações da política cultural de Pernambuco em todas as suas dimensões e expressões, e do incentivo à cadeia produtiva da cultura no Estado. Para comemorar este marco, a instituição lança o projeto Fundarpe 50 anos, com a realização de um conjunto de ações comemorativas.

Dentre as ações, estão o lançamento da nova marca comemorativa; a produção do documentário, da exposição e do catálogo Fundarpe 50 anos; a entrega da medalha comemorativa Professor José Luiz Mota Menezes; e a realização do Seminário Nacional sobre Preservação Cultural.

A presidente da Fundarpe, Renata Borba, afirma que tem o maior orgulho e noção da responsabilidade que é presidir uma instituição que, há meio século, levanta a bandeira do patrimônio cultural do Estado.

“Hoje a Fundarpe está de parabéns e quero dizer que tenho a maior admiração e respeito por todos que aqui passaram, desde os ex-presidentes, aos servidores, terceirizados e técnicos. Mas o meu carinho e reconhecimento especial vai para a equipe de apaixonados que está aqui hoje, que não mede esforços para os desafios que a gente tem no dia a dia. Seja nas grandes celebrações, nos eventos, nos encontros de cultura popular, grandes obras e nas ações de fiscalização, sempre com o intuito de transmitir a cultura, a identidade do nosso povo, às gerações futuras. Parabéns, Fundarpe”, celebra Renata Borba.

Para Célia Campos, gerente de Preservação do Patrimônio Cultural de Pernambuco da Fundarpe, o cinquentenário é motivo de comemoração para todos os pernambucanos e pernambucanas.

“É, ainda, momento de reflexão sobre as políticas públicas patrimoniais da preservação, restauração e promoção do Patrimônio Histórico e Cultural do nosso Estado. Como resultados da atuação da Fundarpe na preservação do patrimônio cultural, temos hoje 110 bens tombados, exclusivamente pelo Estado, sendo 8 núcleos, povoados e sítios históricos, mais 90 bens tombados federais, e 62 bens em exame; 18 bens registrados pelo Estado como patrimônio cultural imaterial. Desses, há 14 também registrados pelo Iphan, além de 85 pessoas e/ou grupos culturais registrados como Patrimônios Vivo de Pernambuco”, destaca Célia Campos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário